Orientações para o processo de arbitragem científica
- Critérios para publicação à revista SOCIOLOGIA ON LINE:
a) Adequação do artigo à revista SOCIOLOGIA ON LINE;
b) Relevância do texto para a(s) área(s) teórica(s) proposta(s);
c) Importância e originalidade da(s) abordagem(abordagens) teórica(s) apresentada(s);
d) Adequação e originalidade da(s) abordagem(abordagens) metodológica(s) apresentada(s);
e) Apresentação e relevância dos resultados apresentados;
f) Adequação da discussão aos resultados;
g) Apresentação das limitações da abordagem seguida e dos resultados alcançados;
h) Relevância da discussão e conclusões para a(s) área(s) científica(s) em questão;
i) Cumprimento das normas de publicação da revista SOCIOLOGIA ON LINE. - Recomendação:
Os/As avaliadores/as devem selecionar uma das seguintes categorias de apreciação dos textos:
- “aceite na forma apresentada”;
- “aceite com pequenas alterações”; (*)
- “aceite com alterações profundas”; (*)
- “não aceite”;
(*) Caso haja necessidade, os textos serão novamente enviados para avaliadores/as externos/as, em formato de duplo anonimato, para aferir da qualidade das alterações efetuadas e a decisão final pertence à Direção da SOCIOLOGIA ON LINE.
- Formato sugerido para a elaboração da recomendação:
- Breve apresentação artigo;
- Recomendação: breve justificação da categoria de avaliação escolhida (“aceite na forma apresentada”, “aceite com pequenas alterações”, “aceite com alterações profundas” ou “não aceite”);
- Comentários sobre o conteúdo do texto: pontos fortes e pontos fracos do texto ao nível do conteúdo (e. g. relevância das ideias e objeto de estudo; adequação das abordagens teóricas e metodológicas; originalidade dos métodos de investigação ou de apresentação dos resultados; validade dos dados e resultados apresentados; fluidez e construção dos argumentos, análises e conclusões; adequação da bibliografia; cumprimento das normas de publicação; etc.);
- Comentários sobre a leitura do texto: adequação do título e do resumo; clareza e exatidão da linguagem utilizada; clareza e facilidade de leitura dos materiais apresentados (quadros; figuras; imagens; outros materiais).