1. A SOCIOLOGIA ON LINE só aceita propostas para publicação de textos originais, de cariz sociológico, que não tenham sido anteriormente publicados ou que estejam em revisão noutra revista.

2. A revista aceita diferentes tipos de textos: artigos, ensaios e recensões.

3. Estes textos poderão ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol.

4. A submissão deverá ser endereçada por correio eletrónico para sociologiaonline@aps.pt;

5. A Direção da revista procede a uma avaliação inicial de todos os textos. No caso de se adequarem à SOCIOLOGIA ON LINE e cumprirem as normas de publicação, encetar-se-á um processo de revisão que recorre a avaliadores/as externos/as e decorre no formato de duplo anonimato, segundo o qual os/as revisores/as desconhecem o nome dos/as autores/as e os autores/as desconhecem o nome dos/as revisores/as (através da criação de um ficheiro anonimizado). Este processo inclui pelo menos dois/duas revisores/as. A decisão final de publicação pertence à Direção da SOCIOLOGIA ON LINE.

6. Para além do ficheiro completo com a identificação dos/as autores/as, deverá ser enviado um ficheiro anonimizado, omitindo qualquer referência à autoria do ficheiro e a eventuais projetos que possam ter financiado a investigação. Deve também ser substituída qualquer referência a publicações anteriores dos/das autores/as, tanto nas citações no texto como na lista de referências, pela palavra “Autor@/s”,

7. Todos as submissões serão sujeitas a um sistema de deteção de plágio. Em caso de deteção de plágio o trabalho não será publicado. Os/as autores/as ficarão também impedidos de submeter outras publicações durante um período nunca inferior a um ano, sujeito a decisão da Direção.

8. Os trabalhos propostos à SOCIOLOGIA ON LINE devem ser enviados num ficheiro Word, a corpo 12, fonte Times New Roman e espaço 1,5 sendo a sua revisão gramatical e sintática da responsabilidade dos/as autores/as.

9. Os artigos não deverão ultrapassar 9000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências.

10. Os ensaios não devem ultrapassar 6000 palavras, incluindo notas de rodapé e referências.

11. As recensões não devem ultrapassar 1500 palavras, incluindo notas de rodapé e referências.

12. Para os artigos sugere-se que os/as autores/as sigam a seguinte estrutura geral: Introdução, Enquadramento teórico, Método, Resultados, Conclusões, Financiamento (opcional); Agradecimentos (opcional), Referências;

13. Para os ensaios sugere-se que os/as autores/as sigam a seguinte estrutura geral: Introdução, Argumento (deve incluir a exposição/contextualização do caso, a perspetiva do/a autor/a e a sua fundamentação teórica), Conclusões (ou considerações finais), Referências.

14. As notas de rodapé devem ser em número reduzido e apresentadas em corpo 10. A sua numeração será contínua, do início ao fim do artigo.

15. Os textos escritos em português deverão incluir uma nota final que explicite a utilização ou não utilização do novo acordo ortográfico. Sugere-se a utilização de uma das seguintes opções “Por decisão pessoal, os/as autores/as do texto escrevem/não escrevem segundo o novo acordo ortográfico”.

16. Os elementos não textuais nos artigos devem ser organizados em tabelas e figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos. Os títulos de tabelas devem ser apresentados a Bold, centrados, em corpo 12 e fonte Times New Roman; deve ainda existir um espaço entre o texto e o título da tabela/figura e um espaço entre o título e a respetiva tabela/figura. Sempre que uma tabela fique cortada, deve transitar para a folha seguinte.

17. Os elementos não textuais devem ser enviados num ficheiro separado no seu formato original (Excel, SPSS, outros) ou nos seguintes formatos:

1. EPS (ou PDF): Desenhos vetoriais;

2. TIFF (ou JPG): Imagens a cor ou em escala cinza: Resolução mínima de 300 dpi.

18. No caso do recurso a elementos não textuais que não sejam originais e que estejam sujeitos a copyright e/ou outro tipo de direitos, é necessário uma autorização para a sua utilização ou a aquisição dos direitos correspondentes.

19. Os artigos devem ser acompanhados de um título em português e em inglês; um resumo de até 250 palavras em português e outro em inglês (incluindo uma breve introdução ao estudo; uma referência às abordagens teórica e metodológica utilizadas; os principais resultados; a conclusão e a relevância do trabalho); 4 palavras-chave em português e 4 palavras-chave em inglês. Os artigos escritos noutras línguas que não as anteriores deverão adicionalmente apresentar um título, resumo e palavras-chave na língua original do texto.

20. Os ensaios devem ser acompanhados de um título em português e em inglês; um resumo de até 250 palavras em português e outro em inglês (incluindo o tema, o objetivo ou motivação, o principal argumento do texto e a conclusão); 4 palavras-chave em português e 4 palavras-chave em inglês. Os ensaios escritos noutras línguas que não as anteriores deverão adicionalmente apresentar um título, resumo e palavras-chave na língua original do texto.

21. Os títulos dos textos submetidos para publicação na revista SOCIOLOGIA ON LINE não podem ser idênticos a títulos de outras publicações ou comunicações realizadas pelos/as autores/as.

22. Os dados de identificação de todos/as os/as autores/as terão de indicar as seguintes informações: instituição discriminada a três níveis (ex. Universidade; Faculdade; Departamento ou Unidade de Investigação); código postal; cidade; país e endereço de e-mail. Todos/as os/as autores/as têm de apresentar o respetivo identificador digital ORCID. O/A autor/a de correspondência deverá apresentar a morada institucional completa.

23. Os/as autores/as deverão indicar, com base na taxonomia CRedit (Contributor Roles Taxonomy – https://casrai.org/credit/), qual a contribuição de cada pessoa autora/colaboradora para o texto. No caso de uma única autoria deve ser seguido o mesmo procedimento.

24. Os/as autores/as devem enviar uma declaração de inexistência de conflito de interesses assinada por todos/as.

25. No caso de os textos incluírem uma seção de “Agradecimentos”, esta deverá surgir após a secção “Conclusões” e antes da secção “Referências”.

26. As citações, as referências no texto e a referenciação bibliográfica devem obedecer às normas APA 7th Edition.

27. Os direitos de copyright são pertença da Associação Portuguesa de Sociologia.