A SOCIOLOGIA ON LINE publica artigos originais incluindo trabalhos de investigação assim como textos de reflexão sobre a formação em Sociologia. Investigação, formação e profissionalização serão, assim, três dimensões que se cruzam e que conferem especificidade à SOCIOLOGIA ON LINE. Podem ainda ser propostos para publicação outros tipos de textos tais como recensões de obras publicadas.

A revista pretende ser um elo de interconexão também a nível internacional. Por esta razão, na SOCIOLOGIA ON LINE aceitam-se propostas para publicação de textos escritos em Português, Espanhol, Italiano, Francês e Inglês.

A opção pela edição online, pretende estimular e valorizar a divulgação sociológica em suporte digital, atendendo, entre outras vantagens, à maior rapidez na capacidade de edição, à facilidade de consulta e de arquivo e, muito especialmente, a pensar na visibilidade que este suporte de comunicação proporciona junto de públicos alargados.

Os artigos enviados para publicação são sujeitos a uma avaliação independente de pelo menos dois especialistas, sob condições de duplo anonimato. A publicação na revista SOCIOLOGIA ON LINE pauta-se por critérios de pertinência e qualidade científica.

A equipa editorial da SOCIOLOGIA ON LINE compromete-se a cumprir a Lei da Imprensa e orientar o seu trabalho pelos princípios deontológicos e da ética plasmados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação – COPE (disponível em https://publicationethics.org/files/Code%20of%20Conduct.pdf).