Nº 3 - junho 2011

Índice

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Editorial 3
O ensino da Sociologia em Cursos de Saúde: das boas práticas às boas teorias – Noémia Mendes Lopes 7
David Tavares – Reflexões em torno do ensino da Sociologia em Cursos de Tecnologias da Saúde 15
Felismina Mendes – A Sociologia da Saúde na Enfermagem: um território conquistado e contestado 31
Amélia Augusto – O Ensino da sociologia da saúde a futuros profissionais de saúde 41
O ensino da Sociologia da Saúde em Cursos de Sociologia: especificidades e competências – Amélia Augusto 51
Graça Carapinheiro – Saúde e Doença: um programa crítico de sociologia da saúde 57
Maria Engrácia Leandro – Saúde e virtualidades do ensino da sociologia da saúde 73
Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividade e desafios – David Tavares 99
Mário André – Desafios à construção sócio-profissional do sociólogo da saúde fora da academia 103
Sílvia Silva – O sociólogo da saúde na autarquia local – relato de uma experiência 109
Investigação sociológica no campo da saúde: agendas, prioridades e redes – Noémia Mendes Lopes 127
 Luísa Ferreira da Silva – As agendas temáticas da sociologia da saúde em Portugal 133
Tiago Correia – Notas para uma reflexão crítica sobre a publicação internacional em sociologia da saúde 145
 Investigação e Regulação Ética: controvérsias e paridades periciais – Graça Carapinheiro 163
João Arriscado Nunes – Sobre a ética (e a política) da investigação social em saúde 167